quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alfabetização sem receita

Quando li este texto há alguns anos atrás resolvi buscar novas alternativas de trabalho, mudei minha prática, e até hoje apesar dos muitos anos de magistério continuo encontrando prazer no que faço, vibrando quando uma criança que após vários insucessos descobre o prazer de ler, não porque me ache especial mas porque demonstro a cada dia o quanto estou feliz em fazer parte deste momento tão especial em suas vidas.
"Pegue uma criança de seis anos, ou mais, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existem muitas coisas escritas para olhar e examinar, servem jornais velhos, revistas, embalagens, propaganda eleitoral, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado..."

"Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas de que gostam e não gostam. Escreva no quadro o que foi dito e leia para ela... Deixe a criança cortar letras, palavras e frases de jornais velhos. Todos os dias leia em voz alta para a criança alguma coisa interessante: historinhas, poesia,notícia de jornal, anedota, letra de música, anedotas... Use sua imaginação e sua capacidade de observação para ensinar a ler. Leia, estude, você também."

Apenas alguns trechos que visam demonstrar um pouco do que acontece em minha sala de aula.

Um comentário:

  1. Eu ia levar esse texto para vocês na última reunião! Legal! Resolvemos trocar em cima da hora para o do Rubem Alves...

    ResponderExcluir