Quando li este texto há alguns anos atrás resolvi buscar novas alternativas de trabalho, mudei minha prática, e até hoje apesar dos muitos anos de magistério continuo encontrando prazer no que faço, vibrando quando uma criança que após vários insucessos descobre o prazer de ler, não porque me ache especial mas porque demonstro a cada dia o quanto estou feliz em fazer parte deste momento tão especial em suas vidas.
"Pegue uma criança de seis anos, ou mais, no estado em que estiver, suja ou limpa, e coloque-a numa sala de aula onde existem muitas coisas escritas para olhar e examinar, servem jornais velhos, revistas, embalagens, propaganda eleitoral, latas de óleo vazias, caixas de sabão, sacolas de supermercado..."
"Converse com a criança, troque idéias sobre quem são vocês e as coisas de que gostam e não gostam. Escreva no quadro o que foi dito e leia para ela... Deixe a criança cortar letras, palavras e frases de jornais velhos. Todos os dias leia em voz alta para a criança alguma coisa interessante: historinhas, poesia,notícia de jornal, anedota, letra de música, anedotas... Use sua imaginação e sua capacidade de observação para ensinar a ler. Leia, estude, você também."
Apenas alguns trechos que visam demonstrar um pouco do que acontece em minha sala de aula.
Eu ia levar esse texto para vocês na última reunião! Legal! Resolvemos trocar em cima da hora para o do Rubem Alves...
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